Posso reaproveitar o Steel Frame sem ter perda de materiais?

Por que o nosso sistema é tão sustentável? Como a gente pode evitar a perda de materiais também e racionalizar as nossas obras?

Eu quero que você entenda que o Steel Frame é bom para você, bom para sua cidade e bom, principalmente, para o planeta. Por quê? 25% de todo o lixo gerado no mundo – é no mundo, não é só no Brasil – vem da construção civil. Seja durante o processo de construção ou durante o processo de demolição.

Eu sou a Helena, mas conhecida como Dama do Gesso. Estou há mais de 13 anos no mercado da Construção à Seco, eu participei de várias obras, uma delas foi a Torre de TV na Cidade Olímpica. Faturei mais de R$100 milhões em obras antes dos meus 30 anos.

Dependendo do tipo de obra e de construção, você tem perdas maiores e tem reaproveitamento muito menor se você não trabalha com materiais de construção à seco, igual ao Steel Frame.

Quando falamos de lixo, tanto de construção, quanto de demolição, a primeira coisa que me vem na cabeça é com relação ao reaproveitamento. A gente consegue reaproveitar os nossos materiais muito mais do que os outros sistemas. É possível construir steel frame sem perda!

E falando de reaproveitamento, o que te vem quando você pensa em reaproveitar um pouco? Perda.

Você sabia que uma construção tradicional tem em média 35% de perda? Quando você vai fazer uma obra de alvenaria, de tijolo ou de concreto, você já pode botar nas suas contas 35% de perda porque é o que você vai ter.

Já quando a gente trabalha com construção a seco, drywall e Steel Frame, a perda é de 5% e dificilmente passa disso. 5% no ponto. Existem vezes que você irá trabalhar com steel frame sem perda alguma de material, 0%.

Agora uma comparação: uma parede de alvenaria pesa em média 165 kg por m². Já uma parede de Drywall ou Steel Frame, 45 kg por m².

Agora você tem dois dados. Você sabe quanto o sistema pesa e quanto que ele tem a perder normalmente. E, você sabe, tanto para o Drywall, quanto para o Steel Frame.

Agora vamos fazer uma continha básica, que eu preciso que você entenda.

A parede de alvenaria, que pesa 165 kg por m² e tem 35% de perda, ela te gera quanto de lixo? Quanto de entulho? Normalmente são 58 kg por m² o de sistema construído.

Ou seja, para cada m² que você constrói, você gera 58 kg de lixo, de resíduo que você vai jogar fora.

Já quando a gente está falando no Drywall e no Steel Frame, o nosso sistema, que pesa em média 45 kg por m² tem 5% de perda, você sabe quanto é que se torna esse volume?

Você vai ter apenas 2,25 kg de lixo por m² do sistema.

Sério! É uma baita redução! Você sair de 58 kg para 2,5 kg, isso porque eu estou arredondando para cima.

Qual a diferença disso? Não é só lixo: é dinheiro que você está jogando fora.

Quando você trabalha com esses sistemas que têm alto índice de perda e são muito volumosos, você perde dinheiro com o transporte desse material, com o material que você está comprando e jogando fora, com a mão de obra, que acaba se tornando mais volumosa para poder estar trabalhando com todo esse material.

É volume de trabalho. é dinheiro, que no final acaba saindo do seu bolso por optar por um sistema que não é ecológico.

Eu acho bem interessante essa parte. A maioria das pessoas falam “verde é sustentável, é ecológico”, mas tem o resultado final em volume desperdiçado insatisfatório, porque não escolhem um sistema construtivo sustentável.

Entendeu essa questão do volume? Pega o peso de outros sistemas, faça esse comparativo. Pegue essas perdas, mostre, faça para o seu cliente na hora. Explica para ele com números o porquê que ele vai estar economizando muito mais por estar optando pelo Drywall e pelo Steel Frame.


Gostou das dicas do nosso blog? Então calma aí que está vindo mais uma dica aí!


Conheça o nosso curso O BOOM DO STEEL FRAME.

Aprenda quais são as 20 táticas que me ajudaram a alavancar com meus negócios, me possibilitando ter mais de R$100 milhões em obras antes dos meus 30 anos.

Clica no link aqui embaixo para mais informações.

Conheça nossos cursos de montagem:

Monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.

Monte uma casa completa, de uma forma simples e prática, utilizando o método construtivo de Steel Frame com o passo a passo completo.