Como faço para começar a trabalhar com Steel Frame?

Hoje eu vou responder sobre uma uma dúvida super legal que sempre me mandam. Eu adoro receber essas dúvidas! “como trabalhar com steel frame? É preciso já ter um capital considerado? O MEI pode se enveredar por esse caminho”?

Você já deve me conhecer, eu sou a Helena, mais conhecida como Dama do Gesso. Eu participei de várias obras, uma delas foi a construção da primeira Sala de Cinema em Steel Frame. Faturei mais de R$100 milhões em obras antes dos meus 30 anos.

Vamos lá, é o seguinte: o Steel Frame é um mercado maravilhoso! Dá para você trabalhar muito bem na prestação de serviço. Eu conheci diversas pessoas que estão fazendo muito dinheiro, um dinheiro bom com prestação de serviço, montagem.

Você pode, sim, começar a trabalhar com steel frame como MEI. Não tem problema.

No Steel Frame o período de obra é muito curto. Então muitas vezes, não precisa assinar a carteira do pessoal que está trabalhando com você. Você consegue trabalhar por diária com eles porque é um período curto. Obras de Steel Frame duram, sei lá, 3 meses no máximo. Não é para durar mais que isso.

3 meses é o meu limite. Se tem uma obra que dura 1 ano, eu estou assim, me matando. Eu fico pra morrer com obra que dura 1 ano.

São poucas obras minhas que duraram 1 ano. Muito grandes assim duraram 6 meses, é sério. Mas isso vai de profissional para profissional. Eu gosto de trabalhar assim, com períodos curtos, enxutos.

Então você pode ser MEI, não tem problema. Você vai entregar a nota de serviço e você vai estar trabalhando com a galera na diária. Agora só tem muito controle aí na produção. Controle direitinho como é que está a produtividade dele, se está valendo a pena. É até bom, porque você sabe: pô, mantenho ou não mantenho esse cara?

Mas a partir do momento que você quiser tem alguém fixo do seu lado e contratar, você não poderá ser mais MEI, vá para o Simples, que não é tão ruim assim também não.

Agora se você quer começar nesse ramo e você não tem experiência com obra, não tem experiência para trabalhar com steel frame, o que eu indico para você fortemente? Fica a dica!

Cara, eu tenho uma imersão, que são três dias na fábrica da GypSteel para aprender Steel Frame. Você vai tirar 3 dias e você vai ficar 3 dias falando, aprendendo, entendendo só sobre steel frame.

Eu conheço diversos profissionais de todos os níveis: mestre, encarregado, empreiteiro, pedreiro, ajudante que foram lá e saíram transformados sabendo muito em 3 dias só para Steel Frame.

Porque lá é uma parte totalmente prática. A gente bota a mão na massa efetivamente. A galera sai suada, com dor no corpo, cansada. Quem não está acostumado com obra e construção, cara, a pessoa fica tomando Dorflex todos os dias. Eu choro de rir.

Já chegaram vários caras assim, fortões: “eu faço obra, eu carrego saco de cimento”. O cara no primeiro dia já morreu. Porque eu jogo pesado, a galera constrói mesmo.

É para você sair de lá sabendo construir mesmo, qualquer tipo de obra. Sabendo prestar serviço. Sabendo como trabalhar com steel frame.

Qualquer tipo de obra não, obra de Steel Frame.

Então, cara, é para você sair ó! É pesado! É para você sair tinindo!

Então a galera da minha imersão sai completamente transformada, preparada para entrar no mercado. Tem diversos casos, até de profissionais que não eram da área.

Eu gosto muito do caso do Nélio, eu tenho muito orgulho dele. O Nélio era motorista e foi lá para a imersão, fez o curso de drywall e Steel Frame. Saiu sabendo tudo.

E ele teve a humildade de pegar o primeiro emprego. Em pouco tempo, coisa de semana, uma, duas, três semanas no máximo, ele arrumou o primeiro emprego.

E ele disse que, apesar de ter aprendido muito no curso, ele não era uma pessoa da área. Então ele pegou o primeiro emprego dele como ajudante, trabalhando em uma obra de Steel Frame na região dele. Eu falo, tem obra de Steel Frame em tudo quanto é lugar.

Ele pegou experiência, foi até crescendo lá dentro. Eu acho que ele chegou a pegar um negócio de líder, porque ele sabia o que ninguém sabia. Ele tinha feito o curso, tinha feito a imersão.

Saindo dessa obra, ele já está montando a própria equipe dele, o que é muito bacana e que pode ser o caminho que eu recomendo para você, que eu recomendo para todo mundo.

Comece de baixo. Tem muita gente que quer começar lá de cima.

Qual o caminho da galera da obra? Começa como ajudante, depois vai para (ininteligível), depois vai para profissional, depois vai para líder, depois vai para encarregado, empreiteiro, depois mestre. Tem que passar por essa escadinha.

Eu deixo isso sempre muito claro: passe pela escadinha, porque é uma evolução que precisa. É igual criança que não engatinha e já sai andando direto. Normalmente ela é aquela criança meio estabanada, que depois cai. Sabe essas pessoas que ficam caindo à toa? É porque normalmente essa pessoa não engatinhou.

Então faz esse caminho, faz esse processo. Vai engatinhando, vai aprendendo aos poucos, que é até mais rápido que os outros, você vai chegar lá no topo, fica tranquilo.

Se você tiver foco, se você tiver conhecimento, se você tiver aprendizado, e eu te digo que você consegue tudo isso lá na imersão. A gente passa muito conteúdo, é um negócio fora de série! É muito conteúdo mesmo!

Você vai conseguir em um curto período de tempo, até mais do que outras pessoas. Mas passe por esse caminho, passe por esse aprendizado. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Cara, eu já tive tudo o que você possa imaginar lá no curso. Já tive médico, dentista, fisioterapeuta, sushiman! Cara, teve uma vez que foi um sushiman! Na verdade, o sushiman foi porque queria construir a própria casa. E ele tinha uma experiência, até porque ele já tinha trabalhado com obra no Japão, um negócio louco assim. E o cara foi e aprendeu!

Então eu acho muito importante para você passar por essas etapas evolutivas e seguir o seu caminho. Trilha o seu caminho, não tem nenhum bicho de sete cabeças.

Steel Frame está bombando! Serviço não vai faltar, isso eu garanto! Mão de obra boa não fica sem serviço! Se você é um profissional focado, se você preza pelo seu cliente, você respeita o seu cliente, você preza por prazo, por custo, por controle, por desperdício, não vai faltar obra para você nunca, em nenhum momento de Steel Frame, independente do Brasil.

Então, Steel Frame é um mercado maravilhoso, vai para cima! No fundo é conhecimento. Para, estuda, vem para a imersão com a gente. É um negócio que retorna na primeira obra. No primeiro serviço que você pegar, o seu investimento retorna. Isso eu garanto!

E começa devagarinho, igual eu falei. Pega essa dica! Beleza?

Conheça nossos cursos de montagem:

Monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.

Monte uma casa completa, de uma forma simples e prática, utilizando o método construtivo de Steel Frame com o passo a passo completo.